Por Ester Marques
15/10/2025
Programa visa ampliar diálogo entre lideranças e sociedade para construção de propostas para 2026
O PDT, por meio da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), prepara o lançamento de um novo projeto de capacitação política: o Programa de Formação Política e Representação Parlamentar. A iniciativa nasce como proposta apresentada pelo Centro de Gestores Trabalhistas (CFGT), acumuladas a partir de experiências do Circuito Trabalhista que tem percorrido diversas regiões do país levando debates e qualificação a dirigentes e militantes.
Coordenado pelo professor José Carlos Rassier, o programa, que já está em andamento no formato virtual com a participação dos movimentos do partido, une conceito, estratégia, metodologia e plano de trabalho para fortalecer a atuação dos futuros representantes pedetistas nas eleições de 2026.
“Desejamos contribuir com subsídios e propostas concretas para servirem como referência aos representantes que forem eleitos em 2026 e, dessa forma, aprimorar as políticas nas diversas áreas, sempre com base na doutrina trabalhista”, afirma o professor.
O programa também prevê oficinas técnicas presenciais em estados como Roraima, Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de atividades complementares como lives, podcasts e mentorias com especialistas em diversas áreas.
“A proposta visa ampliar o diálogo com a sociedade e definir, a partir de uma comissão de sistematização, nossas prioridades em termos estaduais e nacional. Trata-se de uma construção política que está se ampliando gradativamente”, destacou José Carlos Rassier.
A partir das atividades, o programa prevê a elaboração de 12 propostas segmentadas por área em nível nacional, que farão parte de uma Carta-Compromisso a ser firmada pelos candidatos e candidatas pedetistas.
Os interessados em participar do programa devem se cadastrar no Observatório da Gestão Trabalhista e, após o cadastro, serão encaminhados para fazer parte da Comunidade Trabalhista 2026 no WhatsApp.