– Por Wellington Penalva
Cartilha resgata, 40 anos depois, o projeto mais ousado da educação pública brasileira
A Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), em parceria com a Fundação Darcy Ribeiro, lança, a partir deste mês, a nova edição da série Legados Trabalhistas. Produzida pelo Centro de Memória Trabalhista (CMT), a publicação é dedicada ao maior símbolo da luta pedetista por uma escola pública universal, democrática e transformadora: os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps).
Com textos assinados por Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, André Figueiredo, deputado federal, e José Ronaldo Alves da Cunha, presidente da Fundação Darcy Ribeiro, a publicação propõe uma releitura atualizada do projeto educacional implantado por Leonel Brizola no Rio de Janeiro há quatro décadas. O lançamento será realizado nos estados, também com distribuição gratuita da publicação pelas plataformas digitais da FLB-AP.
Idealizados por Darcy Ribeiro, projetados por Oscar Niemeyer e executados com prioridade absoluta nos dois governos de Brizola, os Cieps representaram uma ruptura com a lógica educacional da ditadura e uma aposta corajosa no desenvolvimento integral das crianças brasileiras.
“O Ciep é uma nova instituição que surge, questionando, por dentro, esta realidade social injusta, desumana e impatriótica”, disse Brizola, em declaração reproduzida na publicação.
A cartilha detalha como os centros de ensino nasceram para oferecer às crianças tudo o que lhes era negado: escola em tempo integral, alimentação, cuidados médicos e odontológicos, atividades culturais, biblioteca, esporte e acolhimento. Um verdadeiro antídoto à exclusão e à desigualdade, sustentado por uma decisão política concreta: Brizola destinou 33% do orçamento estadual à educação.
José Ronaldo, responsável por equipar todos os Cieps construídos, destaca a conexão entre projeto pedagógico e arquitetura, ponto forte da cartilha: “Do ponto de vista do espaço e do equipamento escolar, sua melhor condição está relacionada à maior capacidade de propiciar conforto, entendido como um conjunto de condições objetivas e subjetivas que propiciam maior integridade e consequente disponibilidade dos alunos e professores para interação no acontecimento pedagógico”.
Ao revisitar o passado com olhos no futuro, Legados Trabalhistas – Cieps reafirma a atualidade de um modelo educacional que colocou o Estado ao lado das crianças mais pobres, oferecendo a elas as mesmas oportunidades historicamente reservadas às elites. Um marco do Trabalhismo, que continua a inspirar novas experiências de educação integral em todo o país.
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