Soberania nacional: “A nossa resistência é pela causa, pela profundidade das nossas convicções”, afirma Lupi

Por Rádio Legalidade/PDT Nacional
11/08/2025

Lupi destaca papel do Trabalhismo na luta contra o imperialismo norte-americano e rechaça tarifaço de Trump

Em entrevista concedida à Rádio Legalidade na última terça-feira (5), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, convocou a militância e todos os brasileiros a se manterem firmes na defesa da soberania e dos interesses nacionais. A fala do ex-ministro, na qual ele também destacou a importância de resistir às pressões internacionais e aos ataques à democracia, aconteceu poucas horas depois do lançamento do “Manifesto pela Legalidade e Soberania Nacional”, assinado pelo PDT e outros seis partidos do campo progressista, na sede nacional do partido em Brasília (DF).

Endossado pelo PDT, PT, PV, PCdoB, PSOL, PSB e Rede Sustentabilidade, o Manifesto reafirma o compromisso com a Constituição e a autonomia do povo brasileiro frente às ameaças externas, como as recentes sobretaxas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. Para Lupi, essa é mais uma tática do imperialismo norte americano por meio de uma dominação pela força.

“É uma estratégia para impor seu domínio ao mundo não pela cultura, não pela inteligência, mas pela força militar e pela força do dólar”, afirmou Lupi, que ressaltou que a resistência do Trabalhismo, inspirada em líderes como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola, é fundamental para o país.

“A nossa resistência é pela causa, pela profundidade das nossas convicções”, disse Lupi, comparando a luta atual à batalha bíblica de Davi contra Golias.

Ao longo da entrevista, o sempre atual legado de Leonel Brizola na Educação veio à baila, mencionado por Lupi como pilar para um futuro mais justo e seguro. E nesse sentido, ele mencionou uma das frases marcantes do líder trabalhista: “O custo de um preso é o mesmo de manter cinco crianças na escola. Se não construirmos escolas, teremos que construir presídios”, visão que, segundo Lupi, deve guiar o Brasil.

O ex-ministro também criticou a elite brasileira que, historicamente, negligencia a educação do povo, e alertou para a disseminação de desinformação e “falsa religiosidade” promovida por movimentos extremistas.

“Eles fazem isso por meio de uma rede de comunicação muito bem montada, usando a mentira, a falsa religiosidade e as promessas vãs”, analisou.

Ao final da entrevista, o presidente do PDT conclamou a todos para que se mantenham firmes na defesa do Brasil. “A nossa luta é pela pátria, pela autodeterminação e por um país mais justo para todos os brasileiros”, concluiu.

Assista à entrevista de Carlos Lupi à Rádio Legalidade na íntegra:

Deixe um comentário