15 MAY 17

Fundação e JS oferecem preparatório do Enem em Pernambuco

Com apoio do Movimento  Reinventar, estudantes poderão assistir às aulas na sede do partido, em Recife, e pela internet

*Por Bruno Ribeiro

Brasília, 15/5/2017 – A Juventude Socialista do PDT (JS) mobilizou, no último sábado (13), na sede do partido em Pernambuco, em Recife, mais de 60 jovens para apresentar, a partir do projeto “Reinventar em Foco no Enem”, os cursos gratuitos da Universidade aberta Leonel Brizola (ULB), que é vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).

Ao destacar o preparatório para o exame nacional pela internet, que é promovido em conjunto com o Movimento Reinventar do estado, a JS apresentou também a opção de aulas presenciais, aos sábados, das 8 às 13 horas. Com professores voluntários, sendo a maioria estudantes universitários, as atividades receberão semanalmente novos conteúdos até a realização do exame.

Para participar dessa preparação na sede do partido, que tem vagas limitadas, o estudante deverá realizar o cadastro no curso através do site (goo.gl/forms/OIbfRKJLnY7GMpsJ3). Se desejar mais informações, envie uma mensagem no WhatsApp: (81) 99827-8277.

Confira a entrevista com o presidente estadual da JS, Tulio Gadelha, sobre o projeto de qualificação para estudantes.

Como surgiu essa iniciativa?
Quando a Juventude Socialista em Pernambuco foi convidada para promover, em conjunto com o Movimento Reinventar e a Fundação, o curso preparatório do exame nacional, criamos o ‘Reinventar em Foco no Enem’. O projeto inclui militantes do movimento estudantil e universitários na coordenação e tem o intuito de ir além da plataforma de ensino a distância, pois também oferece a integração presencial para os estudantes inscritos.

E o resultado da primeira atividade?
Fizemos a apresentação do corpo docente, composto por dezenas de universitários voluntários, e realizamos nossas primeiras aulas presenciais para mais de 60 alunos sobre geografia, filosofia, história e sociologia.

O público é variado?
É composto de alunos da rede pública de ensino e todos aqueles que pretendem ingressar no ensino superior, mas não tem condições financeiras de arcar com um curso preparatório particular.

O curso da ULB é um diferencial para esses jovens?
A disseminação do conhecimento político de maneira crítica e reflexiva tem aproximado, cada vez mais, os jovens do debate político. Os cursos da ULB são instrumentos de transformação social através da formação e capacitação.

Enquanto militante político e social, temos, através da Fundação, realizado estudos e desenvolvido teses que auxiliem nossos gestores na implementação de políticas públicas que possam transformar a realidade e diminuir as desigualdades sociais. Apesar disso, muitas vezes esquecemos que todos temos um papel social e que também podemos atuar diretamente como indivíduos transformadores dessa realidade.

Galeria de fotos

Bruno Ribeiro

Secretário de Comunicação da FLB-AP.

COMENTÁRIOS